Cacilda
 

Sonho de Outono

Texto Jon Fosse

Direção Emilio de Mello

Atores Adriano Garib, Camila Amado, Christiana Kalache,

Daniele do Rosário e Zemanuel Piñero

Cenografia Flavio Graff

Figurinos Marcelo Olinto

Iluminação Tomás Ribas

Adereços-fotos Carlos Alberto dos Santos

Camareira Elisa Oliveira

Centro Cultural Correios - RJ

Quintas, Sextas, Sábados e Domingos às 19hs

Escrito por Lenise Pinheiro às 12h14

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O Estrangeiro

Texto Albert Camus

Direção Vera Holtz e Guilherme Leme

Ator Guilherme Leme

Teatro do Leblon -Sala Tonia Carrero - RJ

Quintas 17h  Sextas e Sábados 21h30 Domingos 20h

Escrito por Lenise Pinheiro às 10h54

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hamlet-Máquina

No final da primeira apresentação de "Hamlet-Máquina", no Sesc Santana lotado, parte do público até se levantou, mas a maioria mal aplaudia, não se levantou e demonstrou incômodo e irritação.

Um espectador, mais para o fim da plateia, vaiou, "buuu", depois repetiu, "buuu". Não afetou os atores, que festejaram nas coxias, com gritos exultantes por terem conseguido erguer um espetáculo pleno, com texto tão intrincado, em duas semanas, pouco mais ou menos.

Eu estava na parte que se ergueu para aplaudir e não compreendo até agora a reação. Andei rondando uma encenação do texto, tempos atrás, e sei o quanto o diretor-ator búlgaro Dimiter Gotscheff e os atores brasileiros Gero Camilo e Paula Cohen revelaram da peça de Heiner Mueller.

Que era derrisória, já sabia bem, avisado por Fernando Peixoto, seu primeiro tradutor, contra quem resisti por muito tempo. Mas, nas leituras e nos esforços que fiz para destrinchar a peça, não imaginava ser tão aberta à comédia, ao riso _ao meu e de mais uns poucos, pelo menos.

O programa informava ser uma versão da montagem realizada pelo mesmo diretor associado do Deutsches Theater, dois anos atrás em Berlim, o que talvez explique sua facilidade, como encenador e como ator, em reconstruir a produção e sua própria interpretação.

Já o que realizaram Camilo e Cohen foi impressionante, também por sair do zero, mas não só. Não sei a origem dos textos do primeiro, que complementam o original de Mueller na abertura e no fechamento, mas ele estava irrepreensível, quase perfeito demais no ritmo, na irritante ironia com o Hamlet de Gotscheff.

A segunda foi além e, como sua personagem ou suas personagens, parece dar um salto no abismo. Seus gestos, figurino, seu trêmulo sarcasmo _ela surge no palco em desacordo frontal com a precisão dos outros dois, contrária ao rigor, à forma acabada da encenação.

(Arriscando simplificar além do aceitável, o Hamlet de Mueller retrata um intelectual alemão-oriental no fim dos anos 70, desconfiado do fantasma do pai socialista, talvez Trotski ou Lenin, que quer dele a vingança contra o socialismo real, do usurpador Stalin ou Erich Honecker.

Desesperançado, ele olha com inveja aquela que ainda carrega um sonho radical, Ofélia ou Ulrike Meinhoff _a intelectual alemã-ocidental que se revoltou e por fim se enforcou na prisão, na Alemanha Ocidental, pouco antes de Mueller escrever sua peça.)

O suicídio interpretado e narrado por Ofélia/Ulrike/Paula foi, para mim ao menos, o melhor da apresentação. Daí compreender o "buuu" do espectador solitário, mas não a irritação, a má vontade tão paulistana da maioria da plateia.

Escrito por Nelson de Sá às 16h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dorotéia

Texto Nelson Rodrigues


Direção Eloisa Vitz


Atores Daniela Rocha Rosa, Diogo Pasquim, Eloísa Vitz,

Elam Lima, Hélio Souto Jr, Laura Vidotto, Lorena Bertino,

Marcos De Vuonno, Marcos Machado e  Miriam Jardim


 

 

 


 

 

 

 

 


 



Cenários  Grupo Gattu


Iluminação Newton Saike

Figurinos Grupo Gattu


Teatro Gil Vicente - SP

Sábados 21h Domingos 20h




Escrito por Lenise Pinheiro às 12h24

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Lenise PinheiroO blog Cacilda é coordenado por Nelson de Sá, articulista da Folha, e pela repórter-fotográfica Lenise Pinheiro.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. ɉ proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.