Cacilda
 

Entre o Céu e a Terra - Experimento Videocênico

Contos de Machado de Assis

Direção e Dramaturgia Sérgio de Carvalho

Cenografia Bruno Anselmo

Iluminação Melissa Guimarães





Direção Musical Martin Eikmeier


Atores Ana Cristina Petta, Carlos Escher,

Helena Albergaria, Maurício Braz, Ney Piacentini,

Rodrigo Bolzan





Teatro Coletivo - SP

Hoje 21h

Escrito por Lenise Pinheiro às 09h31

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hollywood e o teatro

Coisa mais estranha Hugh Jackman apresentar o Oscar. Ele não é comediante, como é regra desde Bob Hope. Até pelo contrário, é alvo de comediantes. É ator de musicais, fez um célebre "Oklahoma!" no West End e já venceu e até apresentou o Tony, o prêmio da Broadway.

E vai apresentar agora a cerimônia num teatro remodelado por seu próprio arquiteto original, David Rockwell, aliás, também cenógrafo da Broadway, com o propósito declarado de remeter ao vaudeville, a Ziegfeld Follies.

Prenuncia-se assim um Oscar dos menos cínicos, característica do humor das cerimônias nas últimas décadas, e dos mais teatrais. Mas não é o espetáculo que vem sendo preparado para a transmissão de domingo que me impressiona, desta vez.

Hollywood parece ter se entregue ao teatro da Londres de uma, duas décadas atrás, quando eu frequentava o West End e as suas salas com patrocínio público.

O diretor Stephen Daldry, um dos heróis do palco inglês, diretor-artístico do Royal Court que lançou uma geração de dramaturgos, a começar de Sarah Kane, volta com "The Reader", candidato a melhor filme e direção.

É um dos que já vi e tem ecos evidentes daquele teatro, mais até na direção do que no texto do dramaturgo David Hare, formalmente sempre conservador.
 
Uma cena em especial, da nazista de Kate Winslet se emocionando com o canto de jovens cristãos em uma igreja, é bem característica daquele teatro "raw", cru, que Daldry advogava. De modo geral, o que não falta em "Reader" é ambiguidade, com situações de extremo conflito interno dos personagens.

Também o diretor Sam Mendes, que moldou em parte meu gosto teatral com um "Jardim das Cerejeiras" que redescobriu o humor popular em Anton Tchecov, está na lista com "Revolutionary Road" (Foi Apenas um Sonho).

Ele se estabeleceu com apenas 24 anos em pleno West End, com seu "Jardim", e depois atravessou os anos 90 como diretor-artístico do Donmar Warehouse, curiosamente em concorrência direta com o Royal Court de Daldry.

Winslet, sua mulher, está ainda mais exuberante como intérprete em "Road". Mas o drama familiar de subúrbio americano, retratado no filme, não chega a ser um salto para o diretor de "American Beauty" (Beleza Americana).

Ainda não assisti, mas um terceiro diretor teatral inglês, aliás, também diretor-artístico do Royal Court, só que nos anos 80, é dado como favorito para filme e direção, Danny Boile, de "Slumdog Millionaire". No teatro, foi marcado por encenações de Edward Bond e Howard Barker, modelos da geração de Sarah Kane.

E seu filme de maior impacto até hoje foi "Trainspotting", inspirado em uma montagem _e no romance original_ que marcou época no mesmo Royal Court, em meio às estréias de SK, Mark Ravenhill, Martin McDonagh.
 
Por falar em McDonagh, também ele está no Oscar com "In Bruges", candidato a melhor roteiro em sua estréia como diretor também. E a lista continua, com Mike Leigh, atores.
 
É um pouco frustrante, mas era previsível, ver como aquele teatro "raw", aquele teatro "in-yer-face", na sua cara, acabou virando establishment global, absorvido quase integralmente por Hollywood.

Escrito por Nelson de Sá às 13h53

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Memória da Cana 2

Texto Inspirado em "Álbum de Família" de Nelson Rodrigues e "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre

Direção e Roteiro Newton Moreno

Atores  Kátia Daher, Luciana Lyra, Carlos Ataíde e Paulo de Pontes

Sede Cia Fofos em Cena - SP

Em Breve

Escrito por Lenise Pinheiro às 09h56

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Lenise PinheiroO blog Cacilda é coordenado por Nelson de Sá, articulista da Folha, e pela repórter-fotográfica Lenise Pinheiro.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. ɉ proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.