Cacilda
 

Blog Novela

Direção Gerald Thomas

Assistente de Direção Ivan Andrade

Atores Fabi Gugli e Pancho Cappeletti

Sesc Avenida Paulista - SP

Estréia quinta dia 13 de novembro

 

Escrito por Lenise Pinheiro às 10h41

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O Quarto

Texto Harold Pinter

Direção, cenário, trilha sonora e tradução Roberto Alvim 


Atores Juliana Galdino, Ligia Yamaguti, Gê Viana e Rodrigo Pavon

Clube Noir - SP

Sextas e Sábados 21h e Domingos 20h

Escrito por Lenise Pinheiro às 12h13

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Orlando Furioso

Texto Ludovico Ariosto
Direção Luiz André Cherubini

Grupo Sobrevento

Centro Cultural São Paulo - SP

Sextas e Sábados 21h. Domingos 20h

 

 

Escrito por Lenise Pinheiro às 14h34

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Grace

Esta foi uma temporada política que celebrou Tina Fey, primeiro na defesa de Hillary Clinton ("bitch is the new black") e depois e sobretudo na ridicularização de Sarah Palin ("I can see Russia"). Mas Fey, produtora de cinema e televisão, e o "Saturday Nigh Live" são hoje establishment.

Como já são também, por aqui, os comediantes do "CQC" e do "Pânico". O primeiro precisou de poucos meses para se enquadrar, tristemente. O segundo, antes gloriosamente populista, também se constrange e segue o concorrente até em política.

Paralelamente à aceitação do "SNL", do "Daily Show" de Jon Stewart e dos dois brasileiros, tem sempre quem vai além da capacidade de compreensão _e do enquadramento. Nos EUA, nem Fey nem Stewart, a melhor comédia está em Sarah Silverman, a "stand up" que também tem programa no Comedy Central, mas coleciona tantos ultrajes que torna quase intolerável o desconforto que provoca.

É célebre sua versão para a piada básica de humor The Aristocrats, está no YouTube. Sua manipulação derrisória do universo de celebridades americanas como Matt Damon e Paris Hilton é absolutamente destrutiva.

E por aqui quem chega mais perto de tamanho salto do precipício, em comédia, é Grace Gianoukas, acho eu.

Estava para comentar há semanas o novo DVD da Terça Insana. São três quadros com Gianoukas, ela que insiste que "stand up" não é sua linha, mas que se aproxima tanto.

Por exemplo, ao fazer uma mulher moderna, ela narra e interpreta sem barreiras formais, em primeira pessoa, e a crítica à acomodação do casamento burguês, com a submissão feminina, é corrosiva ao extremo da loucura _e da ameaça às crianças.

Desconheço a vida de Grace Gianoukas, como aliás desconheço a vida de Sarah Silverman, só tenho acesso ao que esta última recria como fábula de si mesma, mas não é o que importa. Qualquer espectador, sobretudo de humor, sabe muito bem que está diante de uma máscara, seja ela apresentada como "baseada em uma história real" ou não.

Nas outras duas cenas do DVD, todas tiradas de temporadas recentes da Terça Insana, ela faz uma adolescente e uma alegoria moderna, Santa Paciência, e o irrealismo é ainda maior. Mas a crítica não é menos pessoal.

Quando fala que é impossível ser original "numa escola particular" ou comenta que "hoje a gente é que adapta o corpo para a roupa" e "não tem mais costureira", é Gianoukas quem está a criticar o mundo moderno.

Quando questiona Deus sobre o homem, "para que foi criar esta merda?", a Santa que pergunta é Grace.

Para desmontar fantasias estabelecidas, não economiza palavrões e blasfêmias, como Silverman. Judaísmo e catolicismo, Pelé ou George W. Bush, vai derrubando o que aparecer no caminho, como Silverman. As duas não estão, de fato, "preparadas para o horário nobre", como se dizia do primeiro e genial elenco do "SNL", mais de três décadas atrás. Não se enquadram nele, pior para ele.

Escrito por Nelson de Sá às 15h37

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Longa Viagem de Volta para Casa - Nova Temporada

Texto Eugene O´Neill

Direção André Garolli

Companhia Triptal de Teatro

Centro Cultural São Paulo - SP

Terças, quartas e quintas às 21h

Escrito por Lenise Pinheiro às 09h17

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Lenise PinheiroO blog Cacilda é coordenado por Nelson de Sá, articulista da Folha, e pela repórter-fotográfica Lenise Pinheiro.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. ɉ proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.