Cacilda
 

Por uma vida um pouco menos ordinária

Texto Daniela Pereira de Carvalho

Direção e Cenário Gilberto Gawronski

Elenco Eduardo Moscovis, Liliana Castro e Joelson Medeiros

Espaço dos Parlapatões -SP

Sex e Sáb 24h

Escrito por Lenise Pinheiro às 17h30

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O Natimorto -Um Musical Silencioso

Texto de Lourenço Mutarelli

Adaptação e Direção Mario Bortolotto

Elenco: Maria Manoella, Martha Nowill e Nilton Bicudo

Espaço dos Parlapatões

Terças e quartas 21h30

Escrito por Lenise Pinheiro às 11h48

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Amigos Ausentes 2

O pequeno palco da Cultura Inglesa, na rua Lacerda Franco, em Pinheiros, foi o primeiro lugar em que vi uma peça da inglesa Caryl Churchill. Era "Cloud Nine", sobre as relações sociais nas antigas colônias inglesas, misturadas com conflitos de gênero e raça. E como era bom aquilo, como era mordaz, cínico, orgulhosamente esquerdista e ao mesmo tempo politicamente incorreto _sem ser desculpa de racista, como acontece ultimamente.
 
(Só depois fui conhecer "Top Girls", sua maior comédia, e desde então imagino uma montagem com "top girls" como Marília Pêra, Bete Coelho, Denise Assunção, Marisa Orth...)
 
Alan Ayckbourn, agora no teatro Cultura Inglesa, não é Caryl Churchill. Está mais para uma versão inglesa, mais espinhosa, menos autocomplacente, mais elaborada, do americano Neil Simon. Sempre gostei de Neil Simon, também. No caso de Ayckbourn, como bem mostra "Amigos Ausentes", Absent Friends, que eu não conhecia, ele retrata com o mesmo cinismo e humor de Churchill a classe média alta inglesa mais tradicional.
 
Seu foco não é o conflito contemporâneo, de sexo, etnia etc., mas aquele de casais, parentes, amigos. As relações se apresentam todas carregadas de amor e recriminação, com uma crueldade sem trégua.
 
Se bem compreendi, o motor que levou a comédia à cena foi o casal de atores Daniel Warren, que estava nos primeiros passos da cena "stand up" paulistana, mas que eu conheço melhor de tanto assistir ao "art attack" no Disney Channel, e Andrea Dupré _ambos muito bem no vaivém emocional dos diálogos de Ayckbourn, em parte, imagino, por serem também os tradutores.
 
Encenada por Nilton Bicudo e Ivan Andrade para o ainda pouco profissional festival da Cultura Inglesa, "Amigos Ausentes", com um banho-de-loja dos cenários e figurinos à iluminação, poderia garantir boa temporada no circuito.
 
 
Uma temporada que "O Mala", The Nerd, de produção comercial, já cumpriu. A farsa do americano Larry Shue, de 1982, veio pouco depois das comédias citadas de Churchill e Ayckbourn, também ganhou projeção antes em Londres, mas é inteiramente outra coisa. É um besteirol na trilha de "O Mistério de Irma Vap", do também americano e contemporâneo Charles Ludlam _e serve, como aquele, antes de tudo ao talento histriônico dos atores.
 
No caso, "O Mala" é José Rubens Chachá, o médico hilariante de "O Doente Imaginário" e outras tantas peças, que andava mais voltado à televisão e ao cinema. Ele faz o espetáculo valer a pena.

Escrito por Nelson de Sá às 12h30

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

TOC TOC

Texto Laurent Baffie

Direção Alexandre Reinecke

Elenco Flavia Garrafa, Marat Descartes, Marcia Cabrita, Riba Carlovich,

Rosane Gofman, Sergio Guizé e Carô Parra

Teatro Cultura Artística - Sala Rubens Sverner

Sex e Sáb 21h Dom 18h

Escrito por Lenise Pinheiro às 10h19

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Lenise PinheiroO blog Cacilda é coordenado por Nelson de Sá, articulista da Folha, e pela repórter-fotográfica Lenise Pinheiro.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. ɉ proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.