Cacilda
 

Amigos Ausentes

Texto Alan Ayckbourn

Direção Nilton Bicudo e Ivan Andrade

Elenco Alexandre Freitas, Andrea Dupré, Daniel Warren,

Edson Aranha, Maristela Chelala e Wanessa Morgado

Cenografia Marcela Donato

Iluminação Denilson Marques

Figurinos Lorena Zabaleta

Cultura Inglesa Pinheiros

Sex 19h Sáb 18h e Dom 16h

 

Escrito por Lenise Pinheiro às 11h14

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

TAPE

TEXTO STEPHEN BELBER

DIREÇÃO MARIO BORTOLOTTO

MARCELO SELINGARDI

CAROLINA FAUQUEMONT

PEDRO GUILHERME

TEATRO SERGIO CARDOSO - SALA PASCHOAL CARLOS MAGNO

SEX E SÁB 21H30 DOM 20H

Escrito por Lenise Pinheiro às 11h49

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

UMBERTO MAGNANI

EM LOUCOS POR AMOR

TEXTO SAM SHEPARD

DIREÇÃO FRANCISCO MEDEIROS

ELENCO: UMBERTO MAGNANI, CHARLES GERALDI, RENATA AIROLDI E

PAULO ALMEIDA

TEATRO COLETIVO FÁBRICA - SALA1

SEX E SÁB 21H30 DOM 20 H

 

Escrito por Lenise Pinheiro às 11h33

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fim de semana no circo

Quando estive no sindicato dos artistas para a introdução formal ao ofício, alguns anos atrás, foi marcante encontrar tanta gente do interior, simples demais, gente de circo.

 

Não o novo circo ou que nome tenha o movimento que evoluiu para o multimilionário Cirque du Soleil, de ingressos a centenas de reais, bancados por dinheiro do Tesouro. E sim o velho circo mambembe que corria o interior _e em Assis, minha cidade, se instalava perto da delegacia, da catedral e do único teatro, então já cinema, o São Vicente.

 

No fim de semana, depois de muito tempo, apareceu um circo em São Paulo, para onde pude levar meu filho de cinco anos, que jamais havia estado sob uma lona. Foi armado na avenida Regente Feijó, Zona Leste, bem longe. Mas o jornal dizia ser um daqueles que “seguem à risca a tradição circense, sem fusões nem modernismos”. Lá fomos nós.

 

Não sei muito da “tradição”, mas o tal Spacial lembrou pouco as tendas mambembes da minha infância. Não havia picadeiro, mas um palco, um metro acima do chão, difícil de ver. Também não havia arquibancada de madeira, sem encosto, e sim um monte de cadeiras de montar, de metal. E não havia animais, os tigres, elefantes.

 

Imagino que os animais tenham sido proibidos por lei, mas aquele tanto de acrobatas do primeiro ato foi Cirque du Soleil demais, para a minha expectativa. Para a felicidade do meu filho, havia os palhaços, bons os três, a começar da dupla masculina e mais para a frente a novidade: uma palhaça, muito desenvolta e engraçada por natureza.

 

O segundo ato revelou a razão dos elogios, com acrobacias esteticamente envolventes, nada cansativas, um mágico muito bom, que nos enganou em mais de um número. E os palhaços em quadros de elaboração cada vez maior. No fim, fiquei procurando um programa que identificasse os artistas e suas criações, sem conseguir.

 

Mas é, sim, um circo cheio de “fusões” e “modernismos”, a começar da trilha e dos figurinos, tão influenciadas pelo Soleil. Também é limpo demais, até na comida. E os palhaços, embora ótimos, não me faziam lembrar os velhinhos mambembes do interior, nem mesmo o jovem que imitava Michael Jackson uns 15, 20 anos atrás, já em São Paulo, num velho circo na Marginal.

 

Deixei a lona satisfeito pelo meu filho, mas com a imagem daquele palhaço que fazia Michael Jackson na cabeça, tentando lembrar seu nome. Ele nada tinha da correção, de uma certa higiene estética, como vi no fim de semana. Escrevendo agora, busquei e achei. Seu nome é Kuxixo, Hudson Rocha. Está até no YouTube, aqui.

Escrito por Nelson de Sá às 01h50

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A Queda

Texto Albert Camus

Elenco Aury Porto e Luah Guimarães

Teatro Oficina

Sábados e domingos às 22h30

Escrito por Lenise Pinheiro às 10h11

Comentários (Comente) | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Lenise PinheiroO blog Cacilda é coordenado por Nelson de Sá, articulista da Folha, e pela repórter-fotográfica Lenise Pinheiro.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. ɉ proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.